Porto Wordpress Theme

O Cinco de Copas e a Amargura

Back to Blog

O Cinco de Copas e a Amargura

O Cinco de Copas, arcano menor do tarô, é a carta da tristeza e da melancolia. É o remorso com relação a atos passados. Mesmo que seja um momento difícil, essa tristeza traz um despertar.

Ocorre com frequência, projetarmos no outro, aquilo que ele não é.

O que é a projeção afetiva? Aqui um trecho do artigo de Elayne Oliveira, muito bom:

” Verificou-se a partir de algumas pesquisas que estruturas do cérebro se mostram mais ativadas em pessoas apaixonadas, são zonas ricas justamente em dopamina, que é um estimulante natural, enviado a diversas regiões cerebrais, e dá foco às pessoas. Por isso, essa obstinação tão grande por tudo que diz respeito à pessoa desejada. As pessoas apaixonadas conseguem identificar o que não gostam no outro, mas colocam tudo de lado e focalizam no que gostam. Esta é a vertente bioquímica no processo de projeção, que ocorre quando nos apaixonamos por alguém e esta pessoa corresponde aos nossos parâmetros internos.

É justamente nessa complementação projetiva inconsciente que encontramos as dificuldades para o equilíbrio nas relações, pois nossa projeção pode mudar, assim como a projeção que a outra pessoa fez em nós também pode variar. O impulso da projeção que gera a paixão não se encaixa no sentido lógico das coisas, muitas vezes nos leva a envolvimentos afetivos que nos prejudicam, assim como podem prejudicar o outro, simplesmente porque são relações baseadas em ilusões!

É um fato bastante conhecido: você não se apaixona por alguém; não se apaixona pela pessoa real, você se apaixona pela pessoa da sua imaginação. Você vai projetando mais e mais imaginação sobre o outro, inconscientemente. Você cria uma certa ilusão sobre ele e ele sobre você. Tudo parece ser lindo, porque você faz tudo parecer lindo, sonhando, evitando a realidade. Então, uma vez que vocês se casem e tenham que viver juntos, torna-se uma carga pesada continuar fingindo alguma coisa que não é. Por quanto tempo você acha que pode continuar representando?”

Elayne Oliveira –  Clínica DE Psicologia Cognitiva – http://www.cdepsicologiaitaimbibi.com.br/relacionamento-afetivo-amor-ou-projecao/

Quando o Cinco de Copas surge em um método de tarô , ele é indício de separação, se o consulente estiver namorando ou for casado.  Aqui a projeção termina e a realidade vem à tona. É interessante que o consulente reflita de forma verdadeira, onde é que ele errou.

O que ele não pode fazer é deixar-se perder na dor e não conseguir enxergar outras possibilidades que a vida traz. O Cinco de Copas pode levar a depressão severa, a melancolia e nesses casos a ajuda de um terapeuta se faz necessária.

Acho linda a frase de Chico Xavier sobre a desilusão:  “A desilusão é a visita da verdade.” Então, não tema. Acorde!

 

 

 

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog