Porto Wordpress Theme

O Carro e a alegoria de Platão

Back to Blog

O Carro e a alegoria de Platão

Saber controlar o que é razão e o que é instinto é uma das tarefas da carta A Carruagem.

No texto do Fedro, Platão dirá que a alma dos deuses também pode ser representada por uma biga com cocheiro e dois cavalos alados. A diferença é que os dois cavalos são nobres e isso permite que os deuses sempre tenham controle e possam voar sempre mais alto. Já o ser humano, como possui cavalos diferentes, têm dificuldade no controle e dificuldade de subir aos céus, tendo que sempre lutar para não cair na terra.
Precisamos, através da razão, controlar nossas vontades, desejos e instintos de autopreservação.

Nessa interpretação do mito do cocheiro costumamos dizer que as rédeas simbolizam o pensamento. Logo, a razão dá as ordens para as partes irracionais da alma através do pensamento.

A biga representa nosso corpo e ele está sendo puxado por dois cavalos (duas esfinges) que representam duas partes da alma que não possuem discernimento próprios. Ou seja, nosso corpo não faz nada sozinho, ele funciona por meio de funções irracionais. Contudo, existe uma parte racional (o cocheiro) que é capaz de guiar as partes irracionais (os cavalos) e, consequentemente, o corpo (a biga) para o caminho correto, para a perfeição. Feito isso é hora de partir!

Em março começo o Curso Completo de Tarô. Fiquem ligados! 🔌

Arcano Maior – Carro
Hanson – Roberts Tarot Deck
site: www.verachrystina.com.br
youtube – Mundo do Tarô – Vera Chrystina
bibliografia -https://naudosloucos.com.br/mito-do-cocheiro-descomplicado-etica-de-platao/

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog