Porto Wordpress Theme

A Inquisição – Symbolon Cards

Back to Blog

A Inquisição – Symbolon Cards

Assisti essa semana na Netflix, a série belga Os Doze Jurados. A série acompanha 12 pessoas comuns convocadas a participar de um júri de um caso complicado de dois assassinatos, onde uma mulher é julgada por matar uma amiga e sua própria filha. A série é uma crítica ao juri popular. No desenrolar da série percebemos que os doze jurados também tem segredos e problemas. Será que eles são capazes de julgar com bom senso a ré? Esse ponto da série é muito interessante e logo me veio a mente a carta do Oráculo Symbolon – A Inquisição. A grande sacada do diretor Wouter Boujvin é justamente essa. Colocar uma lente de aumento na vida secreta dos doze jurados e investigar os seus problemas psicológicos. Será que eles vivem uma vida tão correta assim?

Existe um questionamento legal sobre a eficácia de um juri popular. As pessoas escolhidas não tem conhecimento jurídico.  Será que elas tem uma boa base de discernimento para julgar com imparcialidade? Este é o ponto cruciante e a série também o convida a ser um jurado no decorrer da trama.

A  carta A Inquisição no Symbolon Cards,  pode indicar  que o consulente se veja acusado por um parente, por um chefe, por seus companheiros de trabalho, por um amigo, namorado e necessite provar a sua verdade, mas a incredibilidade, os interesses criados o condenam a ser culpado. Quando você menos espera, você já é julgado culpado e terá que fazer um esforço enorme para a sua defesa.

Em uma outra dinâmica de interpretação, a Inquisição, pode alertá-lo de que você está julgando demais os outros, apontando o dedo e sendo intransigente com aqueles que não pensam como você. Acha que é o dono da verdade e condena.

A imagem da Inquisição nos faz pensar em quem é o juiz e quem é o culpado.

Gostei muito da série e recomendo. Faz pensar e refletir. Na Netflix.

 

 

 

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog
Enviar
Olá, em que posso ajudar?